Aqui vai uma receita para um cafezinho adoçado em São Paulo que tenho repetido com sucesso há anos. Mas atenção, siga as instruções rigorosamente, não nos responsabilizamos por má utilização.


Siga até a 89ºC Coffee Station na Liberdade. Se possível, evite horários de movimento (quase sempre). Também é possível comprar apenas o donut no balcão voltado para a calçada, sem entrar na loja. Se entrar, ignore todo o balcão logo em frente, vire à esquerda e peça seu café. Há espressos e coados, prensas e sifões. O grão varia ao longo dos meses e anos, parece nunca ser o mesmo. Seja variação de safra, varietais ou fornecedores, raro ser extraordinário, raro ser ruim. E está tudo bem, é só um cafézinho. Enquanto fazem o café, vire 180º e atravesse para o balcão atrás dos caixas. Peça um donut com cobertura de chocolate belga. A massa é elástica, bem fermentada, alvéolos alongados, cozida perfeitamente, uniforme e sem ressecar. A cobertura de Callebaut 50,7% ou 54,5% tem um pouquinho de acidez, doçura e frutado, quase nada de amargor. Vai muito bem com a massa, come-se tudo sem enjoar. Também pode pegar o com açúcar e canela para casar com o café. Nenhum outro. Ah, o preço? R$7.
.
Atualização (01/09/21): Depois de anos, o preço aumentou e trocaram o chocolate por algo que não me parece ser legalmente chocolate. Isso que dá elogiar…
Deixe um comentário