O pão da @carlospizza_sp é maravilhoso. É a massa da pizza temperada de erva doce e parmesão, tostadinha, ao mesmo tempo suave e cheia de sabor, vai bem com o azedinho da burrata, os aromas e leve amarguinho do pesto. E aí, a obra prima, a maravilhosa, inigualável margherita. Há anos minha pizza favorita, segue incrível após mudanças de chefes, donos, sei lá mais o quê. Novamente, tudo é suave, mas presente, profundo, entendem? Pelo menos para mim, tudo conversa, complementa, aparece e se destaca. O docinho lácteo aumenta o defumado ácido do tomate, a massa junta tudo com textura e sabor. Bom demais. Pulos do gato são a sêmola da massa, os tomates perfeitos (do Pércio Okamoto, Ibiúna-SP) tostados na lenha até queimar, o azeite mineiro ou gaúcho fresquim, os melhores queijos que o interior paulista pode oferecer (pra derrubar uns nomes: Oro Bianco, Atalaia, Capril do Bosque, Bela Fazenda). Não é bizarro que tantas pizzarias tenham orgulho de trazer tudo enlatado, ensacado, velho e cansado da Itália?





De resto, o cardápio tá enorme a troco de nada. A pizza de abobrinha é boa e nula. A abobrinha desaparece em uma quantidade não delicada de queijo. Talvez se fritasse, grelhasse, marinasse, desse uma cor, um sabor, alguma coisa, qualquer coisa para essa abobrinha? A amatriciana é outra desnecessária, a panceta toma conta de tudo, zero diálogo com massa e molho, o sabor é sal e bacon. As sobremesas, ai, as sobremesas. São Paulo é tão carente de sobremesa, né. Vamos lá, se não tem farinha, é brownie? É um ganache flopado, pesado, enjoativo, desnecessauro. Sabor de cacau em pó, adstringente, torrado e amarguinho, aquilo que leigos chamam de “sabor de chocolate” sem saber que chocolate pode ser frutado, ácido, aromático, interessante, delicioso, sabe? Ainda inventam de servir numa panela de ferro que faz o chocolate queimar (pelo menos mostra que usam chocolate de verdade) e impregna o salão todo com cheiro de chocolate queimado.
Fico na torcida para que diminuam o cardápio, aposentem as panelinhas, repensem as sobremesas, não ousem tocar na linda maravilhosa perfeita nenhum defeito margherita. É só tudo isso. Vlw, flw.
Deixe um comentário